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ESTRATÉGIAS DE EMPREENDEDORISMO PARA ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

Muito se fala sobre a impossibilidade de escritório de advocacia ser comparado a uma empresa. E de fato, escritórios de advocacia não são empresas, apenas por não poderem praticar a mercantilização. No mais, toda a estrutura e organização, se assemelham muito a de uma empresa e isso não pode ser negado.


Para um escritório crescer, não basta ter um advogado. A atividade advocatícia demanda outras tarefas essenciais para se manter e ter uma saúde sustentável. Por isso, para gerir um escritório em seu todo, além de muita paixão pela advocacia, é necessário um mínimo “know how” sobre administração, financeiro, relacionamento pessoal, marketing, etc.


Com o intuito de transformar o escritório de advocacia em um empreendimento organizado e com condições básicas de manutenção eficiente em todos os aspectos necessários para seu desenvolvimento, segue abaixo lista com os principais itens que devem ser carinhosamente praticados dentro do escritório.



Gestão de clientes


A gestão de cliente envolve desde um atendimento de excelência, à manutenção do relacionamento após o encerramento do contrato.


Usar as estratégias corretas no atendimento são extremamente importantes para criar conexão com o cliente e fazer com que ele te contrate.


Ser responsável e periódico no feedback do serviço que está sendo prestado, demonstra empatia e compromisso com o direito do cliente que está sob os seus cuidados.


Por último, manter um relacionamento após o encerramento do contrato é essencial para fidelizar o cliente e especialmente para que ele continue identificando você como a pessoa apta a resolver os seus problemas.



Gestão de processos


Gerir processos é uma das atividades intrínsecas à advocacia, mas que na prática é uma das mais difíceis de se organizar.


Não se trata apenas de promover os andamentos essenciais aos processos, referente aqueles necessários a responder as intimações. Mas, de trabalhar e diligenciar nele o suficiente para que a morosidade judiciária não prepondere e o cliente não tenha o resultado em um prazo moderadamente razoável.


Há muitos softwares jurídicos que auxiliam nesse aspecto. Entretanto, na advocacia inicial, eles não são tão viáveis diante o custo. Nesse caso, uma planilha bem feita e com as informações corretas, é suficiente para suprir a falta do software. Entretanto, ela precisa ser frequentemente atualizada para cumprir a sua função.



Gestão pessoal


É extremamente importante a organização pessoal nos escritórios de advocacia, porque advogado lida com prazo. E prazo significa direito do cliente!


Portanto, na advocacia autônoma atuar com planejamentos diários e semanais é ideal para manter em dia todos os afazeres inerentes à advocacia (cumprimento de prazos, audiências, atendimentos, reuniões, etc.). Existem, no meio digital, vários aplicativos que podem ajudar nesse aspecto, como o Evernote, por exemplo.


Agora, quando há mais de uma pessoa trabalhando no escritório, o interessante é identificar e separar as funções de cada funcionário/ advogado. Por exemplo, um é o responsável por visualizar as intimações diárias, outro responsável pelo protocolo de petições, outro responsável pelo atendimento ao telefone, outro responsável por diligenciar no fórum, e por aí vai.


Com as tarefas organizadas, o serviço flui melhor e o rendimento dispara.



Gestão financeira


A organização financeira do escritório vai determinar a saúde econômica da atividade profissional. Não adianta “fechar” 100 contratos mensais e não geri-los da forma ideal.


É necessário saber o custo de cada ação, considerando inclusive o tempo médio de trâmite processual. É necessário saber também a complexidade do serviço que será prestado, para determinar o valor a ser cobrado. Todas essas informações devem ser consideradas na hora de fixação do valor dos honorários mínimos, para evitar prejuízo na prestação do serviço.


Saber o que entra, o que sai (custo mensal) e o que, ao final, é convertido como lucro do seu negócio, é o mínimo.


Muitos dos serviços advocatícios são de risco e nem sempre há certeza do quanto entrará no caixa do mês. Portanto, o ideal é manter todos os lançamentos em dia, usando planilhas que permitam acompanhar a saúde do seu negócio.



Gestão de carreira


O advogado precisa estar atento, a todo momento, em como alavancar sua carreira.


Passar 5 anos na faculdade de Direito não é o suficiente para transformar uma pessoa em um profissional excelente. Creio que isso não é novidade para ninguém!


Escolher um nicho de atuação, se especializar, estar atualizado, investir em conteúdo profissional, é o mínimo e não pode ser hostilizado.


O advogado é o seu próprio produto. Ele vende o seu próprio conhecimento, especialidade, desenvolvimento e capacidade de resolver problemas.


Com tudo isso em mente, pergunta-se:


  • O que é importante na profissão?

  • Qual o valor do que faço?

  • Qual é o propósito do meu trabalho?

  • Onde quero chegar na minha profissão?

  • Quais evidências demonstram que estou no caminho certo?


Na busca das respostas dessas questões, você estará caminhando rumo ao crescimento na carreira da advocacia.



Gestão de marketing


O marketing do escritório de advocacia está intimamente ligado à comunicação dele com o público alvo.


Como há limites especiais impostos ao advogado para divulgação dos serviços, o ideal é conhecer a fundo o Código de Ética e Disciplina da OAB, para não incorrer em nenhuma infração.


O que cria muita credibilidade é posicionar como autoridade em uma área do direito. Isso é essencial para tornar referência numa área específica e ser reconhecido por atuar com excelência nela.


Também é extremamente interessante criar engajamento com clientes, com a disponibilização de conteúdo útil e informativo sobre as novidades da área em que atua. Esses conteúdos servirão para que o cliente sinta confiança no seu trabalho, porque perceberá conhecimento e atualização sobre o assunto.


As redes sociais são aliadas na produção do marketing jurídico e devem ser utilizadas por facilitar a produção do conteúdo e o seu acesso.


Cada item apontado aqui é essencial para que o seu escritório alcance o mínimo de organização necessária para ser um empreendimento diferenciado disponível no mercado.


Muitos escritórios pecam por não darem atenção a coisas básicas como organização financeira ou prestar um atendimento de excelência ao cliente, se desestrutura e acaba muitas vezes, até “fechando as portas”.


Todos os itens apontados são possíveis de serem colocadas em prática, sem qualquer custo extra.


Depende apenas de você começar a tratar o seu escritório como o negócio da sua vida!

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